A CULPA É SUA PROFESSOR?
Podemos apontar um culpado pelo fracasso escolar?
POR MARLI DIAS RIBEIRO
Durante mais de 10 anos os dados são avaliados, mas parece que com esses resultados praticamente
nenhuma atitude é realmente tomada. Quando se trata de espaço escolar,
sobretudo sua infraestrutura, as escolas continuam na idade da pedra. Em pleno
século XXI apenas 41,6% possuem rede de esgoto. Situação agravada no Acre,
Amazonas e Roraima. Ainda temos escolas
que jogam o esgoto nos rios, escolas que usam poço ou cisterna, e a incrível
marca de 10% das instituições que não possuem energia nem rede de esgoto. E a
culpa continua sendo do professor?
Computadores
com internet nas escolas ainda continua nas nuvens. A inacreditável marca de
65,5% das escolas de Ensino Fundamental não possuem conexão com a internet, nem
Banda larga, nem internet rural, e muitas nem telefone. E a culpa continua
sendo do professor?
Se ter
internet é algo avançado vamos falar de bibliotecas e salas de leitura. Os livros
que para alguns parecem coisa do passado nas escolas brasileiras chegam de
carroças. Simples salas de leitura aparecem em pouco mais de 50% das escolas. Se
a leitura é base para um aprendizado efetivo, apenas o livro didático não pode
suprir essa necessidade. E claro se ele chegar! Além disso, fazem parte da
lista, a evasão, reprovação, e baixos índices nas avaliações nacionais como o
IDEB[1]. E a culpa é de quem?
Cabe
destacar que o Ensino Fundamental é de responsabilidade das redes municipais em
64% das escolas nacionais. As verbas são destinadas pelo Governo Federal por
programas e outra parte advém do estado e do município. A LDB deixa claro que o
Estado deve garantir padrões mínimos de qualidade, fornecendo condições para o desenvolvimento
do ensino-aprendizagem. Infelizmente a prioridade nunca aponta para a educação.
O MEC diz que os problemas acometem não somente a escola, mas a sociedade em geral. Acrescenta que as prefeituras devem se esforçar em parcerias com o Estado para melhorar a situação. E a culpa?
O MEC diz que os problemas acometem não somente a escola, mas a sociedade em geral. Acrescenta que as prefeituras devem se esforçar em parcerias com o Estado para melhorar a situação. E a culpa?
Nessa
profissão de predominância feminina e que segundo dados de 2010 do MEC quase ¼
dos trabalhadores docentes estão na profissão há mais de 20 anos, e quase 70% têm
mais de 10 anos de trabalho, não podemos atribuir o problema à falta de experiência. Que
formação esses profissionais estão recebendo para lidar com tantos desafios?
A culpa
talvez seja nossa por ainda não termos transformado nossa ação educativa em uma
grande revolução a favor da escola. Possivelmente, a culpa seja nossa por
continuarmos imóveis ao recebermos os resultados desse Censo Escolar 2017. Por fim, a culpa também será nossa, quando
conseguirmos educar gerações que tenham coragem de investir em educação.
E para
terminar com poesia...vamos de... James Pizarro em:
A CULPA É SEMPRE DO
PROFESSOR.
Quando...É
jovem, não tem experiência.
É velho, está superado.
Não tem automóvel, é um coitado.
Tem automóvel, chora de "barriga cheia".
Fala em voz alta, vive gritando.
Fala em tom normal, ninguém escuta.
Não falta às aulas, é um "Caxias".
Precisa faltar, é "turista"
Conversa com outros professores, está "malhando" os alunos.
Não conversa, é um desligado.
Dá muita matéria, não tem dó dos alunos.
Dá pouca matéria, não prepara os alunos.
Brinca com a turma, é metido a engraçado.
Não brinca com a turma, é um chato.
Chama à atenção, é um grosso.
Não chama à atenção, não sabe se impor.
A prova é longa, não dá tempo.
A prova é curta, tira as chances dos alunos.
Escreve muito, não explica.
Explica muito, o caderno não tem nada.
Fala corretamente, ninguém entende.
Fala a "língua" do aluno, não tem vocabulário.
Exige, é rude.
Elogia, é debochado.
O aluno é reprovado, é perseguição.
O aluno é aprovado, "deu mole".
É, o professor está sempre errado, mas,
se você conseguiu ler até aqui, agradeça a ele!
Dados: http://www.brasil.gov.br/educacao/2017/09/mec-divulga-dados-preliminares-do-censo-escolar-de-2017
[1] Criado em 2007, o Ideb é o índice que avalia a qualidade dos ensinos fundamentais e médio em escolas públicas e privadas.
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