LIDERANÇA QUE TRANSFORMA
PROCESSO
ESSENCIAL AO SUCESSO ESCOLAR
Marli Dias Ribeiro
Imagem: Pixabay
Segundo Harmit (2014), a estrutura das escolas brasileiras não atribui ao professor a importância de exercer liderança de forma efetiva. Muitas vezes as ações são organizadas somente pela direção ou pelos coordenadores pedagógicos. O desafio da gestão democrática é que essas atribuições não fiquem apenas vinculadas á direção, coordenação e administrativo da escola, mas que sejam compartilhadas e construídas com todos que apresentem habilidades de liderança junto aos estudantes e também aos outros professores.
Investir no desenvolvimento de professores líderes e prover suporte às suas ações têm se mostrado, em alguns países, um caminho possível e bastante promissor não só para gerar um novo clima organizacional dentro da escola, mas também para garantir um grau maior de eficácia da equipe pedagógica na realização de sua tarefa primordial: a melhoria no nível de aprendizagem dos alunos.
Algumas habilidades são destacadas em professores que são líderes em suas escolas. Esses profissionais compartilham recursos, planeja junto com seus colegas dando suporte em sua área de conhecimento, conhece o currículo, estuda, age como facilitador de aprendizagem.
Citando Harmit (2014): O professor líder assume um papel fundamental ao compartilhar com os colegas alguns recursos como web sites, artigos de revistas especializadas, propostas de atividades ou outros materiais relevantes que sirvam de suporte ao trabalho de seus colegas.
A liderança vai além da atuação em sala quando a construção coletiva leva os líderes a compreenderem a proposta pedagógica da escola, o currículo e o conjunto de conteúdo, habilidades e competências a serem desenvolvidos pelos alunos. É fundamental pensar a liderança para que a equipe de professores trabalhe de forma coesa e coerente. Liderar é inspirar para a transformação!
Henri (2014), enumerou sete práticas que podem sugerir ou indicar um caminho: Assumir que não sabe de tudo, tornar-se dispensável, ir além do currículo, ser acessível, criar um ambiente em que seja fácil aprender, ensinar com alegria e entusiasmo. Ser líder é dar poder aos outros para que sejam agentes autônomos. Ser exigente quando é preciso, não se pode educar ninguém somente com discursos, disciplina também faz parte do aprendizado.
LIDERAR é ser flexível, paciente, visionário, acreditar na potencialidade do outro, trabalhar democraticamente. Isso os professores tem mostrado dia a dia buscando seus alunos e transformando suas estratégias durante a pandemia. Parabéns educadores!
A educação, na verdade, necessita tanto de formação técnica, científica e profissional como de sonhos e de utopia. (Paulo Freire, 1997)
PARA SABER MAIS...
HENRI, Fábio. – Pais Normais - http://www.websegura.blog.br/7-praticas-que-transformam-professores-em-lideres
HARMITT, Carlos. O Professor Líder - Liderança na Escola e na Sala de Aula. http://www.esoterikha.com/coaching-pnl/o-professor-lider-lideranca-es. php.
IMAGEM: ttps://www.fclrconsulting.com/resources/what-kind-of-leader-are-you
Parabéns pela iniciativa. Um belo e necessário espaço. Ricardo Mariz
ResponderExcluirObrigada professor. Um forte abraço.
ResponderExcluir