Projetos pedagógicos, você já participou?
Por Marli Dias Ribeiro
Muitos perguntam porque os projetos pedagógicos são
utilizados nas escolas em situações tão diversas. Num mundo cada vez mais
marcado pela velocidade, pelo grande número de informações, uso massivo de
mídias, os projetos baseados na resolução de problemas estão mais que atuais.
Se considerarmos os estudantes que estão na escola hoje, existe o consenso de que, os
“jovens de hoje” são mais fruto de um contexto, do que características de uma
determinada geração (X, Y, Z), e que estimulados pela sociedade de consumo, suas
ações estão diretamente relacionadas ao prazer. Esses jovens parecem ser
imediatistas, possuem vontade de saber de tudo no momento em que o fato
ocorre, estão inseridos nas redes sociais, realizam múltiplas tarefas sem
grandes dificuldades, mas com superficialidade. A baixa concentração e pouca
resiliência aparecem em suas ações. Os projetos podem auxiliar nossas ações pedagógicas frente a essa nova realidade.
A discussão sobre pedagogia de projeto não é
nova. Ela surgiu no início do século, com John Dewey, e outros representantes da
chamada “Pedagogia Ativa”. Nessa pedagogia existe a concepção de que “educação é um
processo de vida e não uma preparação para a vida futura. Nela a escola deve
representar a vida presente – tão real e vital para o aluno como aquele que
vive em casa, no bairro, ou no pátio”, e acrescento nas redes sociais, nos jogos
virtuais, nos celulares, DEWEY (1859).
É importante ainda frisar que há muitas
maneiras de garantir as aprendizagens. Os projetos são apenas uma delas. A
pedagogia de projetos é um dos modos de organizar o ato educativo indicando uma ação concreta. Nessa lógica, optar por projetos ajuda a planejar tempos, conteúdos, espaços, amplia ideias, favorece a resolução de problemas e nos aproxima dos estudantes.
Por outro lado, rotinas que exigem longos períodos de
concentração, textos longos, repetições, isolamento, não estimulam, não motivam os estudantes temos que nos preparar para transformar essas situação, por isso, usamos e encontramos projetos em escolas de sucesso. Eles oferecem possibilidades
que segundo Hernández (1998):
• Estimula criação, cooperação e interação;
• Estimula a democracia;
• Desenvolve a resolução de problemas;
• Faz conexões com o mundo real e virtual;
• Melhora processos educativos sem precisar mudar radicalmente
espaços e pessoas;
• Usa games e mídias em favor do aprendizado,
• Favorece a participação e o diálogo;
• Reforça o protagonismo do aluno e o professor atua
como mediador;
• Aceita grande diversidade de atividade dentro e fora
da escola;
• Potencializa
a INTERDISCIPLINARIDADE;
• É teoricamente consolidado pela pedagogia.
Mude hoje a rotina da sala de aula, da escola. Inove, invente, recrie, abrace o novo.
Pergunto a você... Por que não começar um novo projeto?
Projetos pedagógicos são um caminho possível, acessível e criativo.
HERNÁNDEZ, Fernando; VENTURA, Montserrat. A organização do currículo por
projetos de trabalho: o conhecimento é um caleidoscópio. 5. ed. Porto Alegre: Artmed,
1998.
Imagem: Arquivo pessoal.
Gostei!
ResponderExcluirObrigada pela visita. Continue participando e sugerindo temas. Abraços.
ResponderExcluir