UM DIÁLOGO PEDAGÓGICO
COMO OPORTUNIDADE DE PRESENÇA, PROXIMIDADE E PARTIDA
Por Marli Dias Ribeiro
Imagem elaborada por Síveres (2015)
Pedagogia é a arte de aprender e ensinar. Uma arte que pode encontrar no diálogo a mais sólida base.
Imaginar uma pedagogia que consiga perpassar a lógica racional e nos envolver numa caminhada de encontro, de diálogo e ação traduz a pedagogia apresentada. Essa tríade escrita por Síveres (2015)
em seu livro: Encontros e diálogos:
pedagogia da presença, proximidade e partida nos remete a movimentos muitas
vezes esquecidos por nós educadores ao entrarmos em nossas salas de aula, nas
escolas, em nossas reuniões pedagógicas.
O autor sugere que nossa missão pedagógica,
nossa formação passa por dimensões de presença, proximidade e partida. O ser, o
saber e o agir, unem-se numa dinâmica do fazer educativo com bases na
formação humana, no conhecimento, no fazer pedagógico transformador, construído
numa caminhada baseada no diálogo, na fala, no ouvir. A relação recíproca de ouvir e falar parte do encontro de gente que cuida, que se forma numa trilha de pensamentos profundos e reflexivos.
O diálogo proposto é um presente, um ser
presente e, é o sentir a presença do outro. Aproximar-se, criar laços, estar ao lado
para apoiar. Um vínculo que somente o diálogo pode ser capaz de produzir e gerar. Fazer das relações educativas na escola, momentos de profunda reflexão sobre as dimensões éticas, sociais e afetivas para romper com repetições de conteúdos sem sentido, sem vida, sem conexão é pedagogia do e para o diálogo.
Encontro, diálogo e pedagogia uma tríade forte. Um tríade que não propõe despedidas, mais um partir que sugere a liberdade, a percepção da autonomia do outro, a oportunidade de dar um novo sentido à ação, depois da vivência, o encontro.
Uma pedagogia dialogal indica uma conscientização de um aprender por meio do diálogo, da busca pelo conhecimento vinculado ao fortalecimento de uma formação mais humana.
Assim, uma formação que marca e coloca sentido à vida, que integra e articula saberes, dá força, novo sentido à tarefa de ensinar e aprender. Leiam, e apreciem essa obra sem moderação.
SEGUE O LINK PARA LEITURA COMPLETA DO LIVRO.
Síveres, Luiz. Encontros e diálogos: pedagogia da presença,
proximidade e partida. Brasília:
Liber Livro, 2015.
Pedagogia Alpha
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigada por sua visita.