quinta-feira, 11 de janeiro de 2018

PEDAGOGIA DA PRESENÇA, PROXIMIDADE E PARTIDA




UM  DIÁLOGO  PEDAGÓGICO 

COMO  OPORTUNIDADE DE PRESENÇA, PROXIMIDADE E PARTIDA


Por Marli Dias Ribeiro

Imagem elaborada por Síveres (2015)


                Pedagogia é a arte de aprender e ensinar. Uma arte que pode encontrar no diálogo a mais sólida base. 
    Imaginar uma pedagogia que consiga perpassar a lógica racional e nos envolver numa caminhada de encontro, de diálogo e ação traduz a pedagogia apresentada. Essa tríade escrita por Síveres (2015) em seu livro:  Encontros e diálogos: pedagogia da presença, proximidade e partida nos remete a movimentos muitas vezes esquecidos por nós educadores ao entrarmos em nossas salas de aula, nas escolas, em nossas reuniões pedagógicas. 
    Ser presença, fazer-se próximo, preparar a partida com vistas a novos horizontes.


            O autor sugere que nossa missão pedagógica, nossa formação passa por dimensões de presença, proximidade e partida. O ser, o saber e o agir, unem-se numa dinâmica do fazer educativo com bases na formação humana, no conhecimento, no fazer pedagógico transformador, construído numa caminhada baseada no diálogo, na fala, no ouvir. A relação recíproca de ouvir e falar parte do encontro de gente que cuida, que se forma numa trilha de pensamentos profundos e reflexivos. 

            O diálogo proposto é um presente, um ser presente e, é o sentir a presença do outro. Aproximar-se, criar laços, estar ao lado para apoiar. Um vínculo que somente o diálogo pode ser capaz de produzir e gerar. Fazer das relações educativas na escola, momentos de profunda reflexão sobre as dimensões éticas, sociais e afetivas para romper com repetições de conteúdos sem sentido, sem vida, sem conexão é pedagogia do e para o diálogo.

           Encontro, diálogo e pedagogia uma tríade forte. Um tríade que não propõe despedidas, mais um partir que sugere a liberdade, a percepção da autonomia do outro, a oportunidade de dar um novo sentido à ação, depois da vivência,  o encontro. 

          Uma pedagogia dialogal indica uma conscientização de um aprender por meio do diálogo, da busca pelo conhecimento vinculado ao fortalecimento de uma  formação mais humana. 

    Assim, uma formação que marca e coloca sentido à vida, que integra e articula saberes, dá força,  novo sentido à tarefa de ensinar e aprender.  Leiam, e apreciem essa obra sem moderação.


SEGUE O LINK PARA LEITURA COMPLETA DO LIVRO.

Síveres, Luiz.  Encontros e diálogos: pedagogia da presença, proximidade e partida. Brasília: 
Liber Livro, 2015. 

Pedagogia Alpha 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por sua visita.

SOBRE PESADELOS E SONHOS

  SOBRE PESADELOS E SONHOS Marli Dias Ribeiro  S onhos... Penso ser mais agradável iniciar pelos pesadelos, pois prefiro encerrar a escrita ...

LEIAM TAMBÉM...