quinta-feira, 11 de janeiro de 2018

PEDAGOGIA DA PRESENÇA, PROXIMIDADE E PARTIDA




UM  DIÁLOGO  PEDAGÓGICO 

COMO  OPORTUNIDADE DE PRESENÇA, PROXIMIDADE E PARTIDA


Por Marli Dias Ribeiro

Imagem elaborada por Síveres (2015)


                Pedagogia é a arte de aprender e ensinar. Uma arte que pode encontrar no diálogo a mais sólida base. 
    Imaginar uma pedagogia que consiga perpassar a lógica racional e nos envolver numa caminhada de encontro, de diálogo e ação traduz a pedagogia apresentada. Essa tríade escrita por Síveres (2015) em seu livro:  Encontros e diálogos: pedagogia da presença, proximidade e partida nos remete a movimentos muitas vezes esquecidos por nós educadores ao entrarmos em nossas salas de aula, nas escolas, em nossas reuniões pedagógicas. 
    Ser presença, fazer-se próximo, preparar a partida com vistas a novos horizontes.


            O autor sugere que nossa missão pedagógica, nossa formação passa por dimensões de presença, proximidade e partida. O ser, o saber e o agir, unem-se numa dinâmica do fazer educativo com bases na formação humana, no conhecimento, no fazer pedagógico transformador, construído numa caminhada baseada no diálogo, na fala, no ouvir. A relação recíproca de ouvir e falar parte do encontro de gente que cuida, que se forma numa trilha de pensamentos profundos e reflexivos. 

            O diálogo proposto é um presente, um ser presente e, é o sentir a presença do outro. Aproximar-se, criar laços, estar ao lado para apoiar. Um vínculo que somente o diálogo pode ser capaz de produzir e gerar. Fazer das relações educativas na escola, momentos de profunda reflexão sobre as dimensões éticas, sociais e afetivas para romper com repetições de conteúdos sem sentido, sem vida, sem conexão é pedagogia do e para o diálogo.

           Encontro, diálogo e pedagogia uma tríade forte. Um tríade que não propõe despedidas, mais um partir que sugere a liberdade, a percepção da autonomia do outro, a oportunidade de dar um novo sentido à ação, depois da vivência,  o encontro. 

          Uma pedagogia dialogal indica uma conscientização de um aprender por meio do diálogo, da busca pelo conhecimento vinculado ao fortalecimento de uma  formação mais humana. 

    Assim, uma formação que marca e coloca sentido à vida, que integra e articula saberes, dá força,  novo sentido à tarefa de ensinar e aprender.  Leiam, e apreciem essa obra sem moderação.


SEGUE O LINK PARA LEITURA COMPLETA DO LIVRO.

Síveres, Luiz.  Encontros e diálogos: pedagogia da presença, proximidade e partida. Brasília: 
Liber Livro, 2015. 

Pedagogia Alpha 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por sua visita.

Conhecer do cérebro pode favorecer as tomadas de decisão na educação

Conhecer do cérebro pode favorecer as tomadas de decisão na educação Por Marli Dias Ribeiro    Vamos falar de Educação e Neurociência?      ...

LEIAM TAMBÉM...