terça-feira, 23 de janeiro de 2018

VOCÊ LIDERA COM AMOR?



Você lidera com amor?

Um educador pode liderar e lapidar diamantes com seu amor.

                                                                                                                    
Por Marli Dias Ribeiro


       Para se relacionar com a comunidade escolar, seja em sala de aula, atuando em regência de classe, seja como coordenador pedagógico ou gestor,  o estilo de liderança apresenta-se como tópico essencial na escola. Várias características estão frequentes em líderes de sucesso e podem ajudar na reflexão de nossas práticas. Abaixo, algumas ações que considero primordiais em nossa jornada educativa:

  • Trabalho em equipe. Confie no talento dos seus colegas de trabalho e acredite na gestão democrática e participativa. Todos sempre podem colaborar de alguma forma, atribua valor a ação de cada professor, aluno, pai e demais pessoas da escola.
  • Estudo sempre. Mantenha-se atualizado e disposto a mudar e promover inovações tanto na parte pedagógica, quanto na parte administrativa e de gestão de pessoas e recursos. O estudo abre novas possibilidades. Como nos lembra Paulo Freire “ aprendemos sempre, ninguém sabe tudo”.
  • Persistência e paciência. Seja persistente e disciplinado para cumprir as metas e objetivos traçados em seu planejamento. O planejamento somente acontece se for colocado em prática o que exige mais que a redação, exige a  prática cotidiana.
  • Comunicação. Fale de forma clara. Se comunique de forma objetiva. Não adiante guardar as informações e os projetos nas gavetas. Sem conhecer e compreender os objetivos e ações planejadas o coletivo não caminha. As informações devem circular em todos os setores da escola, seja em bilhetes, em palestras, em avisos, em redes sociais. Comunique!
  • Gratidão. Agradeça. A gratidão ao próximo aproxima o grupo e cria um clima escolar de confiança e ajuda mútua. Não esqueça de elogiar e cumprimentar seus pares.
  • Ética sempre. Num mundo mergulhado em situações de mentiras, roubos, desconfianças, zelar pelos valores humanos torna os relacionamentos mais fortes e duráveis. A educação sempre preza por transformar a realidade para seu melhor. Não desvie suas ações desse caminho.
  • Amor. Ame sua profissão. Sem amor não existe liderança que possa ser exemplo e dar exemplo.
     A ideia não é oferecer receitas, a liderança voltada para a democracia, para a  ação transformadora e ética parece ser fundamental aos educadores que acreditam que a educação pode ampliar horizontes.
Lembrar sempre que educar é impregnar de sentido o que fazemos. Não podemos falar em educação sem falar em amor (Freire, 1987). Educar é uma escolha, é ato de amor.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por sua visita.

Conhecer do cérebro pode favorecer as tomadas de decisão na educação

Conhecer do cérebro pode favorecer as tomadas de decisão na educação Por Marli Dias Ribeiro    Vamos falar de Educação e Neurociência?      ...

LEIAM TAMBÉM...