ANO
LETIVO DE 2021: E OS PROFESSORES E GESTORES QUE CONTINUEM CARREGANDO O PIANO,
QUE AGORA ESTÁ MAIS PESADO!
Por
Marli Dias Ribeiro
As aulas estão de volta na rede pública neste nosso Brasil, mesmo que de forma remota. Depois de um ano de grandes desafios e que mostrou a capacidade quase sobre-humana dos professores e gestores escolares, em reorganizarem todo espaço educativo, as aulas, os tempos, os currículos, sem vacinas, e com sobrecarga de trabalho, sem a existência de ações efetivas do poder público e planejamento sólido governamental , o reinício aflinge o ano letivo de 2021.
Me perguntem, que projetos ou políticas públicas foram organizadas para atender as escolas brasileiras?
Não recordo e
não vejo destaque em uma única.
Acesso a computadores,
celulares, internet, ou outros recursos? Mesmo sabendo que o computador seja, hoje, fundamental às escolas e aos estudantes com vistas a atender as
metodologias híbridas e remotas que devem romper até o final do ano, quase nada
se fez.
A informática talvez seja a
área que mais influenciou os recursos tecnológicos do século passado, e isto se
deve ao avanço tecnológico na transmissão de dados e às novas facilidades de
comunicação. Existe informática em quase tudo e em quase todos os produtos. É
muito difícil pensar em mudanças sem que, em alguma parte do processo, a informática
não esteja envolvida (ARAÚJO, 2017).
Milhões
de estudantes continuarão sem acesso aos avanços, sem acesso a uma educação que
chegue com efetividade a seus lares. Estão e continuarão no mapa da exclusão
digital, social e econômica.
Por
outro lado, cabe destacar que inclusão digital é muito mais do que modismo, é
realmente melhorar as condições das comunidades mais pobres com a ajuda da
tecnologia. Incluir digitalmente não é
apenas alfabetizar a pessoa em informática, mas também, melhorar os quadros
sociais a partir do manuseio dos computadores (ARAÚJO, 2017).
Infelizmente o abismo entre qualidade e acesso tende a se ampliar na educação.
Sinto que teremos mais um ano de muito trabalho, muitos improvisos e desculpas esfarrapadas das Redes de Ensino.
E os professores e gestores que continuem carregando o velho
e desafinado piano, agora, ainda mais pesado e sem conexão de internet!
ARAÚJO, Marco Antônio Pereira. A Inclusão Digital como
Estratégia para Resgate da Cidadania e Diminuição da Exclusão Social e
Econômica. Revista Interdisciplinar de Direito, [S.l.], v. 6, n. 1,
ago. 2017. ISSN 2447-4290. Disponível em: <http://revistas.faa.edu.br/index.php/FDV/article/view/50>.
Acesso em: 03 mar. 2021.
Imagem: Pixabay
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