quarta-feira, 2 de outubro de 2024

Sobre o livro : O menino da última carteira, da invisibilidade à superação da Pedagogia do Fracasso Escolar

 

Sobre o livro: O menino da última carteira, da invisibilidade à superação da Pedagogia do Fracasso Escolar 


                                      Danilo Ribeiro de Sousa

  

Imagem: Editora CRV

Você sabia que muitos estudantes estão sendo prejudicados pela distorção idade-série, atraso escolar ou defasagem entre a idade e o ano de estudo?

 Essa diferença entre a idade ideal para uma série e a idade real do aluno pode afetar diretamente seu desempenho escolar e suas perspectivas de futuro. Mas a boa notícia é que existem  soluções para esse problema! Soluções criativas e colaborativas.

O livro escrito pela Doutora em Educação Marli Dias Ribeiro  mostra a partir de um estudo que a gestão democrática nas escolas é fundamental para reduzir a distorção idade-série.

 Ao envolver todos os membros da comunidade escolar – diretores, professores, alunos e famílias – na tomada de decisões, é possível identificar as causas desse problema e encontrar soluções personalizadas para cada realidade.

Mas como a gestão democrática pode ajudar?

  • Diálogo e participação: ao promover um ambiente de diálogo aberto, a escola cria um espaço seguro para que todos expressem suas opiniões e necessidades.
  • Identificação das causas: através da participação de todos, é possível identificar as causas da distorção idade-série, como dificuldades de aprendizagem, problemas sociais ou falta de recursos.
  • Criação de soluções personalizadas: com base nas causas identificadas, a escola pode desenvolver projetos e ações específicas para atender às necessidades de cada aluno.
  • Empoderamento da comunidade escolar: ao envolver a comunidade, a escola fortalece o sentimento de pertencimento e responsabilidade de todos pela educação.

O que podemos fazer?

  • Implementar a gestão democrática: é fundamental que as escolas promovam a participação de todos na tomada de decisões.
  • Apoiar iniciativas que combatam a distorção idade-série: buscar informações sobre projetos e programas que visam reduzir essa desigualdade.
  • Divulgar a importância da gestão democrática para mitigar o fracasso escolar: compartilhar e informações sobre o tema em suas redes sociais.

Essa obra é um escrito importante que evidencia como podemos construir escolas mais justas e democráticas, onde todos os alunos tenham a oportunidade de aprender e se desenvolver na idade certa. É uma leitura obrigatória para quem deseja promover uma educação participativa.  Leiam, divulguem e se mobilizem para que nenhum estudante fique para trás. 


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