FOTOGRAFIAS E VÍDEOS NA EDUCAÇÃO
REMOTA
Informações e dicas
imperdíveis
Marli Dias Ribeiro
Imagem: arquivo pessoal gravação de tele aula TV Justiça
Diante do
cenário em que educadores e estudantes estão reorganizando seus tempos, ritmos
e modos de aprender, tendo em vista o distanciamento social imposto pela COVID
19, falar sobre mídias na aprendizagem, imagens ( fotografias), vídeos, pode contribuir para o momento atual de educação remota.
De modo geral, estamos
mergulhados em espaços midiáticos. Dados do site Business insider, em 2013, todos os dias são publicadas mais de 350 milhões de fotos na rede social Facebook. Os Pesquisadores Jenkins apud Knobel e Lankshear (2010) indicam que : Os educandos fazerem vídeos, em vez de
relatórios escritos, pode mudar os mecanismos de aprendizagem, mas não vai
alterar a relação hierárquica e pré-estruturada entre professores e educandos (
CENPEC). Essa mudança está vinculada ao modo como os educadores mediam as prática pedagógicas.
Ferramentas tecnológicas podem ser úteis, se baseadas em práticas dialogadas, participativas, e democráticas. A aprendizagem é um processo que envolve diferentes mecanismos
mentais e pode ser motivada por imagens, com
fotografias, vídeos, se usados para engajar de forma
participativa a comunidade.
Não é de hoje
que as fotografias são usadas na educação. O grande educador Paulo Freire, já
utilizava imagens ou fotos da própria comunidade, para estimular e promover de
forma participativa as interações em suas aulas. A partir de fotos tiradas
pelos alunos ele abria espaços de diálogo e de crítica a realidade local. Cada foto da família, da casa do
cotidiano, era tema gerador de longos debates. A exemplo, em 1973, em Lima, no Peru, Paulo
Freire (e seus colegas) fazia perguntas em espanhol às pessoas. As respostas
eram compartilhadas por meio de fotografias. E quem nos dias de hoje nunca fez uma Self ?
Por outro lado, Merchant
(2010) apud CENPEC, sugere cinco áreas em que o processo, o uso e compartilhamento de fotos digitais desempenha um papel
distinto na aprendizagem.
- APRENDER POR MEIO DA VISÃO
Vislumbrar e apreciar imagens,
quadros, fotografias estimulando a percepção das formas, cores, linhas, traços,
tamanhos, tipos. Fazer comparações, descrever, interpretar, dizer o que sente.
São infinitas possibilidades a partir do olhar que cada sujeito pode dar a
imagem.
- APRENDER POR MEIO DA REFLEXÃO
O aprendizado por meio da
reflexão enfatiza os conteúdos do
que é fotografado, isso indica usar as imagens para estimular reflexões. Por exemplo, há projetos
pedagógicos que pedem às crianças que pensem sobre a poluição tirando fotos de
rios em áreas urbanas. Essas imagens incentivam a pesquisa e o conhecimento das
formas de poluição e suas implicações para a vida do rio. As imagens postadas
na internet podem ser comentadas pelos educandos, levando a discussões sobre os
possíveis resultados de cada poluente ou formas de eliminá-los, por exemplo.
- APRENDER SOBRE A IMAGEM
A ideia de aprender sobre a
imagem é realizar as articulações interdisciplinares. Explorar a linguagem
fotográfica, por meio de análises e produções dos educandos. Usar vários conteúdos
e relacionar outras áreas do saber. Classificar por temas, conteúdos, lugares,
linguagens. Instigar a criação de relações entre as figuras em contextos
diferenciados. Exemplo: Imagem de diferentes tipos de vegetação e animais que
podem fazer parte destes habitats.
- APRENDER SOBRE AS MULTIMODALIDADES
Aprender sobre a multimodalidade
remete ao estudo de como diferentes formas comunicativas produzem sentido em conjunto. Usa formar
variadas de textos e imagens como de anúncios publicitários com fotos, podem
evidenciar esse ponto, ajudando a desenvolver um olhar mais crítico sobre a
mídia. Relacionar fotos e vídeos sobre temas comuns e suas interpretações.
- APRENDER POR MEIO DA INTERNET
Aprender sobre a Web e os sites de compartilhamento, discutindo entre
si e com o educador aspectos que envolvem essa prática, como a questão da
privacidade, ou a utilização de licenças para as imagens, perigos da rede e outras
questões relacionadas reforçam as aprendizagens. A WEB é uma janela ampla de informações que se bem utilizadas intensificam formas variadas de comunicação.
Enfim, que essas dicas possam contribuir para estimular e enriquecer a participação de nossos estudantes usando imagens das mais variadas fontes, de forma ética e construtiva, e claro, promover a reflexão, a crítica nos tempos em que vivemos.
Bom trabalho a todos, e cuidem-se.
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