O EFEITO GESTÃO ESCOLAR
E OS RESULTADOS DOS ESTUDANTES E DA ESCOLA
Marli Dias Ribeiro
O
efeito gestão é um tema pouco debatido no Brasil. Temas como a formação de gestores, seu
estilo de liderança, suas competências para o cargo ainda parecem ser tabus, porém, são impactantes nos resultados escolares. Cabe destacar que pelo mundo, as pesquisas internacionais têm mostrado que os
principais responsáveis pelo desempenho dos estudantes são o professor,
seguida a liderança efetiva do diretor escolar (gestor). Entretanto, dados do
questionário da Prova Brasil (2015), revelam que quando perguntados sobre quem
eram os responsáveis pelas notas baixas na Prova Brasil de suas escolas, os diretores responderam: o governo (48%), a comunidade (16%), o professor (13%), aluno (9%) e escola (7%). O
diretor aparece em 6º lugar.
Ainda
sobre a questão da atuação do diretor Leithwood et al. (2004) afirmam que cerca de 25% dos efeitos
totais da escola estão relacionados com os efeitos diretos e indiretos
relativos à liderança do diretor. Existe uma percepção diminuída dos diretores
brasileiros, e do impacto quanto à importância da liderança nos resultados de seus estudantes. Grande parte dos diretores não
associam sua atuação ao impacto nas aprendizagens (Pinto 2016).
Segundo
Libânio (2004, p. 27): muitos dirigentes escolares direcionam suas práticas
excessivamente as ações burocráticas, conservadoras, autoritárias,
centralizadoras. Embora, hoje sejam disseminadas práticas de gestão
participativa, liderança participativa, atitudes flexíveis e compromisso, como ações primordiais e necessárias para uma educação de qualidade. O autor aponta
algumas atribuições ao diretor de uma instituição: supervisionar atividades
administrativas e pedagógicas, promover a integração entre escola e comunidade;
conhecer a legislação educacional, buscar meios que favoreçam sua equipe, liderar
o grupo, dentre outras.
De
fato, pouco se tem discutido, investigado e investido na formação de líderes escolares no
Brasil. Precisamos romper com a inércia e seguir o que indica quase todos os
estudos de eficácia escolar, quando mostram a liderança como fator-chave, tanto
na escola primária ( Ensino Fundamental), quanto na secundária ( Ensino Médio). A exemplo, Ana Cristina Prado de
Oliveira e Cinthia Paes de Carvalho dizem que “a importância da liderança dos
diretores é uma das mensagens mais claras da pesquisa em eficácia escolar”.
[...] o estudo da literatura revela que três características foram encontradas
frequentemente associadas à liderança de sucesso: propósito forte, envolvimento
de outros funcionários no processo decisório, autoridade profissional nos
processos de ensino e aprendizagem.
O
efeito gestão escolar continua sendo ignorado...sem gestão escolar eficiente,
sem formação, e acesso de gestores qualificados às escolas, dificilmente, teremos
resultados para uma educação de qualidade, que nossos estudantes, certamente, merecem.
Então amigo educador...Que impactos a gestão de sua escola vem indicando?
Então amigo educador...Que impactos a gestão de sua escola vem indicando?
Fontes:
LIBANEO,
José Carlos. Organização e Gestão da Escola: Teoria e Prática. 5 ed. Goiânia
Alternativa, 2004.
PINTO,
Vera Regina Ramos. Uma avaliação
da liderança do diretor de escola a partir de microdados da Prova Brasil.
2016. Tese de Doutorado.
LEITHWOOD, K. A., & Riehl, C. (2004). What we know
about successful school leadership. Philadelphia, PA: Laboratory
for Student Success, Temple University.
A
Revista Brasileira de Educação (RBE), ”Gestão escolar, liderança do
diretor e resultados educacionais no Brasil". Ana Cristina Prado de Oliveira
(UNIRIO) e Cynthia Paes de Carvalho (PUC-RJ). Grupo de Pesquisa Gestão e Qualidade da
Educação – GESQ na PUC-Rio.
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