SUA ESCOLA É DEMOCRÁTICA?
FAÇA O TESTE E DESCUBRA...
Por Marli Dias Ribeiro
A
Gestão Democrática na Escola tem enquanto premissa buscar garantir que a comunidade tenha centralidade quanto a sua gestão, suas verbas e projetos pedagógicos.
Envolve princípios que estabelecem maior autonomia da comunidade escolar,
transparência nas ações, incentiva a qualidade social e valoriza a participação
de todos os sujeitos. E além dessas questões, Gestão Democrática da Escola,
está prevista na Constituição de Brasileira de 1988 e na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional.
Numa
gestão Democrática as dimensões pedagógicas, administrativas e financeira estão
baseadas na efetiva participação dos órgãos colegiados, e também, na eleição da
equipe gestora. Outro fator importante, relaciona-se a construção do Projeto Político Pedagógico (PPP), com vistas
a democratização às relações pedagógicas. Também prever democratizar as relações de trabalho, visando a qualidade
social, traduzida na busca constante do pleno desenvolvimento da pessoa, no
preparo para o exercício da cidadania e da qualificação para o trabalho, por
meio de estudos, formações e troca de experiências.
Segundo Libâneo (2004), a
concepção democrática- participativa baseia-se na relação orgânica entre a
direção e a participação do pessoal da escola. Acentua a importância da busca
de objetivos comuns assumidos por todos. Defende uma forma coletiva de gestão,
em que as decisões são tomadas coletivamente e discutidas publicamente.
Características desse modelo estão na articulação entre a atividade de direção, a iniciativa e participação das pessoas da escola, e das pessoas que se relacionam com a escola. Assim, a gestão é participativa, mas espera-se, também, a gestão da participação. Nessa lógica, descentralização é conceito chave para se entender as políticas educacionais, e o acesso das pessoas no contexto de democratização da gestão.
Características desse modelo estão na articulação entre a atividade de direção, a iniciativa e participação das pessoas da escola, e das pessoas que se relacionam com a escola. Assim, a gestão é participativa, mas espera-se, também, a gestão da participação. Nessa lógica, descentralização é conceito chave para se entender as políticas educacionais, e o acesso das pessoas no contexto de democratização da gestão.
Alguns
indicadores apontam para os processos democráticos na escola. Vamos fazer um
teste? Responda sim, em parte, ou não.
VAMOS AO TESTE?
1. O PPP foi construído coletivamente, com
a participação de toda comunidade?
2. Os colegiados da escola participam
ativamente na gestão financeira, pedagógica e administrativa?
3. Nas salas de aula, os alunos participam e
tem autonomia para perguntar e responder, questionar e interferir no planejamento
das aulas, nas avaliações e trabalhos?
4. Os recursos financeiros são conhecidos
pela comunidade e ela também ajuda a indicar as prioridades nas compras e na
aplicação das verbas?
5. Os dados da escola são transparentes em
relação a aprovação, reprovação, evasão, indicadores nacionais e organização de
projetos?
6. Os serviços administrativos atendem toda
comunidade externa e interna de forma
efetiva e vinculada aos objetivos da escola?
7. Existem momentos coletivos de estudo,
debates e reflexões acerca da realidade da escola, dos alunos e dos problemas, para tomadas de decisões?
8. Os pais participam das reuniões e tem
acesso à escola, aos professores e as informações de forma fácil?
9. Os espaços e o patrimônio da escola são
utilizados democraticamente por todos e pela comunidade local?
10. A equipe gestora foi escolhida em
eleições com voto direto de toda comunidade?
Agora é hora de somar os pontos. Sim – 1 ponto, em parte 0,5 pontos, não 0
ponto.
RESULTADOS
De
0 a 4 pontos. A escola
ainda tem um longo caminho a percorrer em busca da gestão democrática. É importante
reforçar os mecanismos de participação e refletir coletivamente sobre a importância
de ações práticas para chegar a resultados concretos. Faça sua parte e participe ativamente.
De
5 a 7 pontos. O
processo participativo existe. Sua escola está crescendo e procurando ajustar e
amadurecer a participação da comunidade. Persistência, estudos, debates, podem
ajudar a ampliar os resultados.
De
8 a 10 pontos. A
comunidade encontrou o caminho da participação democrática. Continuem aprimorando
e compartilhando as experiências democráticas com outras instituições. Ofereça
ajuda e continue apostando na democracia.
Um teste não significa um resultado
absoluto e inquestionável da realidade da escola. Aqui, a ideia é debater e
refletir um pouco mais sobre o tema. E por
fim, se para concretizar a gestão democrática é importante a participação de
toda comunidade na escola para compartilhar decisões e ações, torna-se então
necessária a reflexão e a prática democrática. Como diz Paulo Freire, “só se
aprende democracia fazendo democracia”. Então, faça parte e contribua com a democracia em sua escola.
LIBANEO,
José Carlos. Organização e gestão da escola: teoria e prática. Goiânia: Editora
Alternativa, 2004.
Imagem:
internet
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