TODOS OS EDUCADORES SÃO LÍDERES
IMPORTANTES
Por Marli Dias Ribeiro
“Eu gosto do impossível porque lá a concorrência é menor”. Walt Disney
O estudo e o conceito de liderança são alvo de pesquisa ao longo dos tempos. Há décadas estudiosos buscam desvendar a influência de líderes e como pessoas podem ser motivadas a apresentarem resultados em trabalhos e atividades em grupo quando orientadas. Quem não se lembra de um professor liderando seus estudantes?
Na
antiguidade, Platão em sua obra a “República” discorria sobre o líder ideal. Sócrates,
tornou-se conhecido por instruir e ensinar seus discípulos por meio de uma
série de perguntas cuidadosamente elaboradas e selecionadas com a intenção de
pensar a autoavaliação, e levar o estudante a uma conclusão sobre sua atuação
com o poder. Este método de perguntar era usado para desenvolver as habilidades
de pensamento crítico. Bass (1988) argumenta que "desde sua infância, o
estudo da história tem sido o estudo dos líderes - o que e porque eles fizeram
o que fizeram". Muitos estudos
sobre liderança são mais frequentes em história e psicologia. Mas, o que é
liderança, o professor é um líder?
Segundo
Chiavenato, "a liderança é, de certa forma, um tipo de poder pessoal. Através
da liderança uma pessoa influencia outras pessoas em função dos relacionamentos
existentes (...)”. O autor condiciona seu conceito a fatores voltados a influência
e a relação existe entre o líder e o liderado, Chiavenato (2000, p. 446).
O termo liderança segundo Stogdill (1974) pode ter aparecido por volta do ano de 1300 da era cristã. Seu estudo perpassa as mais variadas áreas do conhecimento e diversos enfoques são atribuídos ao tema. A liderança pode surgir de forma natural, quando uma pessoa se destaca no papel de líder, sem possuir forçosamente um cargo de liderança. É um tipo de liderança informal. Para Chiavenato (1999) quando um líder é eleito por uma organização e passa a assumir um cargo de autoridade, exerce uma liderança formal.
A liderança é um processo chave em todas as
organizações e o líder tem grandes responsabilidades com o grupo, comunidade
liderada pois sendo a liderança uma forma de influência a pessoa age
para modificar ou provocar o comportamento de outra pessoa, de maneira
intencional, sendo as consequências, então, ligadas as escolhas do líder. De
fato, a liderança é um fenômeno tipicamente social que ocorre exclusivamente em
grupos sociais. A escola é um destes espaços, assim, todo educador é um líder.
CHIAVENATO (1999, p. 553-627).
De
modo geral podemos dizer que a liderança existe sempre baseada em processos que
envolvem grupos variados de pessoas, que são influenciadas, motivadas ou
orientadas por um líder para executar determinado fim ou ainda, realizar trocas
sociais. Estas ações são rotineiras nas escolas e os professores exercem grande
poder de influência sobre os estudantes.
Nas
últimas décadas a temática sobre liderança ganhou força e relevância sendo
abordada por especialistas em gestão e especialistas em assuntos
organizacionais. Bass (1998) assegura que: “Existem quase tantas definições de
liderança quantas pessoas que tentaram definir o conceito”.
Sim, o
educador é um grande líder, e deve assumir seu papel de liderança no espaço
educativo, perceber-se como agente de transformação, focar nas habilidades do
líder conduzir, influenciar e canalizar a energia dos estudantes liderados a
atingirem objetivos educativos, sociais, de fraternidade e de acolhida. Esta ação
de mudança faz-se necessária em tempos difíceis como os de agora.
Assim,
a ideia principal abordada nas definições de liderança passa pela habilidade do
líder orientar pessoas, utilizando suas características, estratégias,
influência, e percepção, mas também, sua capacidade de compreender a posição de
liderança para pensar um ambiente de solidariedade, respeito, empatia e
aprendizado, e isto, cada professor deve, e sabe fazer com extraordinária maestria.
Referências:
Imagens: Pixa bay
BASS, B. M.
Transformational leadership: Industrial, military, and educational impact.1998.
CHIAVENATO, Ildebrando. Gestão de Pessoas: O Novo Papel
dos Recursos Humanos nas Organizações. Rio de Janeiro: Campus, 1999.
CHIAVENATO, Ildebrando. Introdução à Teoria Geral da
Administração. 6 eds. Rio de Janeiro: Campus,
2000.
STOGDILL, R. M. Handbook of leadership, N. Y., MacMilan/Free Press, 1974.
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