DIÁLOGO: UM PROCESSO EDUCATIVO
Dica de leitura
Ninguém
sabe tudo sobre qualquer coisa, por isso dialogue!
Leonard
Swidler
Aprendi
muito sobre a arte do diálogo nesse trabalho. Escrever é um desafiar-se, passa
por aprender a conversar com o outro. Expressar crenças e valores. Dialogar...
Dialogar
foi e continua sendo um grande desafio para a humanidade, hoje parece ser gritante a falta de disposição ao ato de dialogar.
As dinâmicas
contemporâneas de um mundo globalizado, mercantil e marcado cada vez mais por
processos de intensas incertezas sobre os rumos da vida, da morte, da paz, da guerra, das relações e das
instituições parecem reforçar as desigualdades, a solidão e o egoísmo. Estar junto para dialogar, se torna cada vez mais uma necessidade e uma exigência atual.
Acredito ser uma URGÊNCIA .
Por esse motivo, viver em comunidade e dialogar é uma necessidade humana, uma postura que agrega a disposição de estar com o outro, de humanizar-se, de ouvir, de escutar e falar.
Acredito ser uma URGÊNCIA .
Por esse motivo, viver em comunidade e dialogar é uma necessidade humana, uma postura que agrega a disposição de estar com o outro, de humanizar-se, de ouvir, de escutar e falar.
A obra
Diálogo: um processo educativo, reflete essa importante questão, não apenas no
ambiente escolar, mas amplia o debate ao momento atual em que vivemos. Os textos convidam e indagam sobre nossas formas de conceber, de pensar e agir em realidades diversas.
O grupo de pesquisa Comunidade Escolar, encontros e diálogos educativos, o qual faço parte, apresenta textos, pesquisas e ensaios sobre como pode ser possível concretizar princípios éticos, políticos e sociais na perspectiva do diálogo como fonte e base da ação.
O grupo de pesquisa Comunidade Escolar, encontros e diálogos educativos, o qual faço parte, apresenta textos, pesquisas e ensaios sobre como pode ser possível concretizar princípios éticos, políticos e sociais na perspectiva do diálogo como fonte e base da ação.
Fazer
parte desse projeto me fez refletir e problematizar ainda mais sobre nossa
responsabilidade enquanto educadores, com nossa tarefa de nos comprometermos com a disseminação
da arte de dialogar, do entendimento de que não somos fonte de todo
conhecimento, não sabemos tudo, sempre podemos ser melhores, ver melhor através
dos outros, da fala do outro, da voz do outro. Por isso, como nos diz Swidler (2018)
o diálogo é elemento da própria condição humana e sua prática qualifica a própria
existência.
Não deixem
de ler a obra, divulguem, dialoguem sobre ela e com ela, pois conforme Freire (1981)
nos ensina: não é no silêncio que os homens se fazem, mas
na reflexão-ação, no diálogo.
Nessa jornada não poderia deixar de expressar meu
agradecimento aos amigos da Universidade Católica, que fazem parte dessa obra, aos
patrocinadores, e aos professores Dr. Ivar Vasconcelos e Dr. Luiz Síveres por
organizarem esse maravilhoso trabalho.
E SE
VOCÊ FICOU CURIOSO ...
PASSA
NOS COMENTÁRIOS E PEÇA SEU EXEMPLAR EM PDF, SERÁ UM PRAZER ENVIAR A VOCÊ ESSE
PRESENTE.
FREIRE,
Paulo. Educação e Mudança. Paz e Terra. Rio de Janeiro. 1981.
SÍVERES, Luiz; VASCONCELOS, Ivar César Oliveira de(Orgs.).DIÁLOGO: um processo educativo. Brasília: Cidade Gráfica Editora, 2018.
Imagem: Arquivo pessoal
Olá, gostaria muito de um exemplar em PDF, ficaria muito agradecida. Abraços.
ResponderExcluirE-mail: marisatst@gmail.com
ResponderExcluirBoa noite. Continue nos visitando. O arquivo foi enviado.
ExcluirKennedpaulo@gmail.com adoraria receber!!
ResponderExcluir