ENSINO MÉDIO COM 20% DE DISCIPLINAS Á
DISTÂNCIA SERÁ O REMÉDIO PARA A CRISE? QUE TIPO DE NOVO ENSINO MÉDIO PRECISAMOS?
Manchete mostra um grande desafio para a educação: Conselho Nacional de Educação aprova 20% de Ensino Médio online-Ead. O argumento é de que modalidade vai ajudar na oferta de disciplinas
optativas.
Nos
jornais aparecem manchetes destacando o grave problema do Ensino Médio
brasileiro. Autoridades chegam a dizer que ele é um desastre. Estudos
internacionais como o PISA e dados da
Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) que
compara dados educacionais de 45 países, mostra, mais uma vez, que apesar dos
avanços obtidos na última década, os resultados brasileiros continuam
insatisfatórios.
Lamentável revelar que metade dos brasileiros adultos não conclui o Ensino Médio e que a formação e salários dos professores continuam baixos.
Lamentável revelar que metade dos brasileiros adultos não conclui o Ensino Médio e que a formação e salários dos professores continuam baixos.
Existe uma relação direta com a valorização docente
e os resultados da aprendizagem dos estudantes. Os professores brasileiros
continuam com pouca formação, salários insuficientes, o que torna a atividade
pouco atrativa. SEGUNDO
O SAEB- 2017, 70% DOS ESTUDANTES DE 14 A 17 ANOS, ESTÃO ABAIXO DA META DE APRENDIZAGEM ESPERADA.
É lamentável pensar que a solução encontrada no
chamado NOVO ENSINO MÉDIO seja reforçar ainda mais o distanciamento entre o aluno
e professor propondo disciplinas à distância. Se as escolas não possuem livros,
banheiros, e em alguns casos cadeiras para sentar, terão rede de computadores e
internet? Se as grandes dificuldades de aprendizagem são em português e
matemática as lacunas serão resolvidas? As empresas de Educação em Ead estão nesse projeto?
A
crise parece não ter fim. Com o cenário de baixos investimentos públicos em
educação é pouco provável que a situação se modifique. A aprovação da proposta
de emenda constitucional que limita os gastos públicos pelos próximos 20 anos,
que ficou conhecida como "PEC dos Gastos" agrava o quadro e a mágica
do Ensino à distância coloca lenha na fogueira. ENSINO MÉDIO COM 20% DE
DISCIPLINAS Á DISTÂNCIA SERÁ O REMÉDIO?
Porções
mágicas e soluções de gabinetes continuam dando rumos à educação no Brasil. E
esses mesmos mandantes esperam resultados satisfatórios? Que paguem o preço
professores, alunos e comunidade. Mais precarização, menos aprendizagem,
mais abismos entre os Estados.
É esse o Novo Médio que precisamos?
É esse o Novo Médio que precisamos?
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigada por sua visita.