terça-feira, 9 de julho de 2013

Formação de Gestores Escolares para uso das Tecnologias da Informação e Comunicação



Os  Gestores Escolares e o  uso das Tecnologias 

da Informação e Comunicação

MARLI DIAS RIBEIRO 

Foto:  arquivo pessoal

Um grande desafio na gestão  talvez seja  consolidar projetos e ações para uso das tecnologias que não sejam apenas iniciadas, mas que perdurem na escola, sejam reavaliadas e continuadas pelos próximos gestores.


        Tecnologia é uma grande aliada do fazer pedagógico, mas o problema que orienta o debate diz respeito ao que fazer e como fazer para que essa ferramenta possa servir e auxiliar no sucesso do gestor escolar e do coordenador pedagógico considerando que dado, informação e conhecimento são conceitos distintos, diferentes. 
        Nesse sentido  os dados são  conjunto de fatos distintos e objetivos relacionados a um  evento. Já a informação necessita de emissor e receptor e deve ser entendida  influindo na maneira de quem recebe e acrescentar um significado. 
        Os dados podem passar a informação quando são observados: a contextualização, categorização, calculo,  correção e condensação. O conhecimento  tem caráter mais , abrangente e profundo que inclui experiências, valores, informações contextualizadas e uma estrutura capaz de provocar avaliações que promovam mudanças. A capacidade de transformar dados e informação em conhecimento não podem ser realizadas por uma máquina. 
        O homem através de fatores como a comparação, antecipação de consequências, realização de conexões, a conversação entre os indivíduos é quem produz o conhecimento. Existe, contudo como obter conhecimento orientando-se pela rotina escolar. Isso por meio das vivencias e experiências ou promovendo reflexões e análises dessas rotinas. Se o objetivo é ter um ambiente tecnológico é primordial criar condições para que essa forma de conhecimento seja acessada e compartilhada com toda comunidade escolar.
        Destaca-se ser  necessário: Começar pela organização das informações, iniciar um projeto-piloto, trabalhar frentes simultâneas de organização, tecnologia e cultura, implementar estudos e conquistar os usuários. 
        O envolvimento e a cooperação de todos torna o trabalho mais efetivo e sugere em pensar a organização como um sistema, aprender com a prática, levar em consideração o envolvimento pessoal, a cultura existente e ações de cunho menos hierárquicos devem dar lugar a posturas democráticas.

“Computadores podem ser grandes aliados  dos gestores na transformação de dados em informações’. 
“O conhecimento tem caráter humano e é amplo.” 
“A capacidade de transformar dados e informação em conhecimento não podem ser realizadas por uma máquina”.

    Um grande desafio na gestão é consolidar projetos e ações para uso das tecnologias que não sejam apenas iniciadas, mas que perdurem na escola, sejam reavaliadas e continuadas pelos próximos gestores. 
    Talvez, isso seja possível quando entendermos a escola com um sistema de cooperação e formação e não apenas como um conjunto de pessoas. 
        Apenas números? Dados?



VIERA. ALEXANDRE, TOMAZ. Gestão Escolar e Tecnologias, Formação de Gestores Escolares para uso das Tecnologias da Informação e Comunicação: Função e papéis da Tecnologia. São Paulo, PUC, 2004. Disponível em:< http://moodle.mec.gov.br/unb/mod/data/view.php?id=1135

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