Os Gestores Escolares e o uso das Tecnologias
da Informação e Comunicação
MARLI DIAS RIBEIRO
Um grande desafio na gestão talvez seja consolidar projetos e ações para uso das tecnologias que não sejam apenas iniciadas, mas que perdurem na escola, sejam reavaliadas e continuadas pelos próximos gestores.
Tecnologia é uma grande
aliada do fazer pedagógico, mas o problema que orienta o debate diz respeito ao que fazer e
como fazer para que essa ferramenta possa servir e auxiliar no sucesso do gestor escolar e do coordenador pedagógico considerando que dado, informação e conhecimento são conceitos distintos, diferentes.
Nesse sentido os dados
são conjunto de fatos distintos e
objetivos relacionados a um evento. Já a
informação necessita de emissor e receptor e deve ser entendida influindo na maneira de quem recebe e
acrescentar um significado.
Os dados podem passar a informação quando são
observados: a contextualização, categorização, calculo, correção e condensação. O conhecimento tem caráter mais , abrangente e profundo que
inclui experiências, valores, informações contextualizadas e uma estrutura
capaz de provocar avaliações que promovam mudanças. A capacidade de transformar
dados e informação em conhecimento não podem ser realizadas por uma máquina.
O
homem através de fatores como a comparação, antecipação de consequências,
realização de conexões, a conversação entre os indivíduos é quem produz o
conhecimento. Existe, contudo como obter conhecimento orientando-se pela rotina
escolar. Isso por meio das vivencias e experiências ou promovendo reflexões e
análises dessas rotinas. Se o objetivo é ter um ambiente tecnológico é
primordial criar condições para que essa forma de conhecimento seja acessada e compartilhada com toda comunidade escolar.
Destaca-se ser necessário: Começar pela organização das informações,
iniciar um projeto-piloto, trabalhar frentes simultâneas de organização,
tecnologia e cultura, implementar estudos e conquistar os usuários.
O
envolvimento e a cooperação de todos torna o trabalho mais efetivo e sugere em
pensar a organização como um sistema, aprender com a prática, levar em
consideração o envolvimento pessoal, a cultura existente e ações de cunho menos
hierárquicos devem dar lugar a posturas democráticas.
“Computadores
podem ser grandes aliados dos gestores
na transformação de dados em informações’.
“O
conhecimento tem caráter humano e é amplo.”
“A
capacidade de transformar dados e informação em conhecimento não podem ser
realizadas por uma máquina”.
Um
grande desafio na gestão é consolidar projetos e ações para uso das tecnologias
que não sejam apenas iniciadas, mas que perdurem na escola, sejam reavaliadas e
continuadas pelos próximos gestores.
Talvez, isso seja possível quando
entendermos a escola com um sistema de cooperação e formação e não apenas como
um conjunto de pessoas.
Apenas números? Dados?
VIERA. ALEXANDRE, TOMAZ. Gestão Escolar e Tecnologias, Formação de Gestores Escolares para uso das Tecnologias da Informação e Comunicação: Função e papéis da Tecnologia. São Paulo, PUC, 2004. Disponível em:< http://moodle.mec.gov.br/unb/mod/data/view.php?id=1135
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