quinta-feira, 6 de abril de 2023

Pobreza menstrual: Narrativas e Memórias de um fluxo de amor


 Pobreza menstrual: Narrativas e Memórias de um fluxo de amor

Por que precisamos conversar 

sobre a pobreza menstrual? 




Nos pequenos ou grandes passos que marcam a história
Nos desafios socialmente cristalizados pela exclusão feminina
As insurgências ultrapassam as filosofias, 
desafiam os números
e reagem em posicionamentos, ações e
lutas 
em um vermelho sangue amor.

Marli Dias Ribeiro


    Falar sobre os aspectos que envolvem a intimidade feminina ainda é um grande desafio. O tema, apesar de atingir milhares de meninas e mulheres em todo Brasil, não chega a ser debatido com a urgência que merece. E você, já ouviu falar em pobreza menstrual? Ela existe e afeta o mundo feminino, social, psicologicamente e em termos de saúde e higiene. 
    Dados do Fundo das Nações Unidas para a Infância- UNICEF- apresentam este contexto no Relatório Pobreza Menstrual no Brasil: desigualdade e violações de direitos do UNICEF (2021), informando que existe contingente expressivo de mulheres que não tendo ao absorvente para higiene pessoal. Elas arriscam-se com formas inadequadas e improvisadas para conter o sangramento: papel higiênico, pedaços de panos, roupas velhas, jornal e até miolo de pão. 
    Sensibilizada pela realidade excludente que vivemos, tive a oportunidade de participar, a convite do INSTITUTO ELA - Educadoras do Brasil, da organização de um obra literária que reuniu mulheres de todo Brasil, em prol desta temática e da campanha Adote um Ciclo que é uma ação contínua. 
     
    Com a pandemia, a situação de vulnerabilidade aumentou muito. E mesmo em tempos de pós- pandemia nossas iniciativas devem continuar para atendermos muitas mulheres e meninas em situação de vulnerabilidade. 
        Por isto, lhe convidamos a conhecer a obra Narrativas e Memórias de um fluxo de amor, que reuniu 41 escritoras voluntárias do BRASIL e teve seu lançamento no Congresso de Gestão Educacional (GEDUC) em São Paulo, dia 30 de março de 2023. 

    No livro, além de dados e histórico do problema, envolvemos os leitores em narrativas e poesias que desenvolvem o tema. Informação e emoção juntas, para ampliar essa rede em favor da dignidade feminina. 

Para saber mais, leia e adquira o livro e, claro, adote um Ciclo! 

Contamos com você nessa narrativa colaborativa. 



Livro: Narrativas e Memórias de um fluxo de amor - Editora Um livro 

Org. Marli Dias Ribeiro; Sandra Garcia; Sônia Colombo.

Mais informações e aquisição da obra: INSTITUTO ELA- EDUCADORAS DO BRASIL     


   

Conhecer do cérebro pode favorecer as tomadas de decisão na educação

Conhecer do cérebro pode favorecer as tomadas de decisão na educação Por Marli Dias Ribeiro    Vamos falar de Educação e Neurociência?      ...

LEIAM TAMBÉM...