NOVIDADES DO SAEB 2019
Por Marli Dias Ribeiro
A
previsão é que mais de sete milhões de estudantes, professores e diretores
participem da avaliação. A aplicação nas escolas públicas e em uma amostra de
escolas privadas das 27 unidades da Federação será entre 21 de outubro e 1º de
novembro deste ano ( INEP).
É
importante que as instituições de ensino estejam atentas ao Sistema de
Avaliação da Educação Básica (Saeb) em 2019.
O SAEB é composto por um conjunto
de avaliações externas de larga escala, essas avaliações permitem que se faça um
diagnóstico da educação básica brasileira, a partir de fatores que possam
interferir no desempenho do estudante, e fornecem um indicativo sobre a
qualidade do ensino ofertado nas escolas e nas redes de ensino( INEP).
Criado
em 1990 várias mudanças foram acontecendo, mas em 2019 uma das grandes
novidades é que as siglas ANA, Aneb e Anresc deixaram de existir e todas as
avaliações passaram a ser identificadas pelo Saeb. Vejam mais algumas
mudanças importantes:
- ·
A sigla Saeb será única para melhor assimilação do Sistema
de Avaliação da Educação Básica.
- ·
A identificação das avaliações do Saeb será
por etapa da Educação Básica.
- ·
Inclusão da Educação Infantil será avaliada a
partir do acesso e da oferta.
- ·
Referência para avaliação da alfabetização – passa do
3º para o 2º ano do Ensino Fundamental.
- ·
A aplicação das provas para estudantes de 3º ano do ensino fundamental deixa de existir.
- ·
Amostra de estudantes do 9º ano do Ensino
Fundamental para avaliar Ciências da Natureza e Ciências Humanas.
- ·
A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) passa a
ser referência na formulação dos itens do 2º ano (Língua Portuguesa e
Matemática) e do 9º ano (Ciências da Natureza e Ciências Humanas).
- ·
Secretários municipais e estaduais também
responderão a questionários eletrônicos.
Organizar
a escola para participar das avaliações é importante, pois a prova faz parte da
composição da nota do IDEB. Além de ser um indicador importante para a escola não participar, pode gerar lacunas no acompanhamento do desempenho escolar. Por meio da proficiência, ou seja , do desempenho obtido, a escola pode identificar as
competências e as habilidades que os estudantes demonstram ter
desenvolvido ou não.
Cabe a toda comunidade escolar legitimar a cultura da avaliação, não como um sistema de classificação, mas como uma estratégia de acompanhamento e monitoramento de toda comunidade.
Por fim, negar a importância das avaliações é também suprimir a chance de compreender parte dos processos de aprendizagem dos estudantes, é fechar-se à oportunidade de redirecionar o planejamento, a prática pedagógica e estabelecer novas ações e projetos com foco nas fragilidades identificadas.
Por isso, faça parte, participe e acompanhe as avaliações de sua escola. O ato de avaliar a aprendizagem na escola é um meio de tornar a ação de ensinar e aprender produtiva ( Luckesi, 2011).
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